Qual é melhor: o Aplicativo ou Totem para o Mini mercado autônomo?
Aqui vamos abordar as tecnologias cruciais para que o Mini mercado fique autônomo, que representam o núcleo operacional dessas lojas.
APLICATIVO
Comecemos destacando a importância fundamental do aplicativo. Nos Mini mercados autônomos, encontramos os “frentes de caixa” (operadores de caixa), responsáveis pela leitura do código de barras dos produtos e pelo processamento do pagamento. Vale ressaltar que o totem também atua como um “frente de caixa”, apresentando características distintas em comparação ao aplicativo.
Para o consumidor do Mini mercado autônomo, o aplicativo desempenha um papel abrangente, desde a abertura da porta até o pagamento do pedido. Em resumo, ele:
- Controla o acesso às portas dos Mini mercado autônomo;
- Realiza a leitura dos produtos através do escaneamento do código de barras;
- Possibilita o pagamento diretamente pelo aplicativo.
Vantagens do Aplicativo
- O Suporte é Online, facilitando na redução do tempo de resolução;
- Não necessariamente precisa de espaço, já que é aplicativo;
- O cliente não precisa ter o cartão em mãos, já que pelo aplicativo o mesmo faz o pré cadastrado;
- O investimento que o Lojista precisa para expandir e abrir novas Lojas é baixíssimo se comparado ao Totem;
- A solução do aplicativo possibilita, através do painel de controle, uma comunicação (via push notification) segmentada e instantânea com os clientes e com isso gera inteligência de mercado, como o comportamento de compras do consumidor.
O comerciante pode expandir seu negócio de forma mais ágil, devido aos baixos custos de investimento. Grandes nomes desse setor, como Carrefour Express, Market4u, Minha Quitandinha e Onii, estão optando exclusivamente pelo aplicativo, sem a presença de totens, é uma forte tendência que está acontecendo de fato no segmento de Lojas autônomas.
Desvantagem do Aplicativo
- Existe ainda uma “cultura” muito forte no Brasil e talvez no mundo, onde uma boa parte dos consumidores não gostam muito de baixar aplicativos e terem que fazer um cadastro, mesmo que a tendência seja dos grandes players, que demonstram, que o aplicativo é melhor.
- A forma de pagamento é apenas no Crédito, Pix e carteira digital, não tem no cartão de débito, devido à algumas exigências do Banco Central, tornando a experiência para o cliente muito ruim;
TOTEM DE AUTOATENDIMENTO
O totem também é um “frente de caixa”, um self checkout, com a diferença que o usuário não precisa se cadastrar e nem baixar nenhum aplicativo, o consumidor pega o produto, escaneia o código de barras do produto, e depois faz o pagamento no totem.
Existem vários modelos de totem, de mini à totem com telas Touch Screen enormes, tem para vários gostos para os futuros Donos(as) de Mini mercados autônomos.
Basicamente o Totem de autoatendimento faz a leitura dos produtos escaneando o código de barras e faz o pagamento.
Vantagens do Totem
- O consumidor não precisa baixar aplicativos e nem fazer cadastros;
- Vai de encontro a uma “cultura” brasileira que gosta ainda de máquinas;
- Aceita todas as formas de pagamento, inclusive os vouchers.
Desvantagem do Totem
- O Suporte é Online e Off-line (Off-line: se der problemas na máquina tem que ir em In loco pra resolver, isso significa que o Lojista tem que se deslocar até a loja);
- Análise de Dados comportamentais de compras do cliente não tem;
- Não faz o controle de acesso (identificação e liberação de entrada do cliente);
- Precisa de Espaço para instalação;
- Não tem como ter “Relacionamento com o cliente”;
- Pode ter filas se a loja tiver muito movimento;
- Não rastreia pedidos finalizados e também os não finalizados;
- Tem que fazer investimento toda vez que o lojista for abrir nova loja;
- Por ser máquina (hardware), em algum momento pode pifar, quebrar, acabar o papel da bobina dependendo do tipo de Totem, consecutivamente a operação da Loja pode parar, até que seja resolvido o problema.
Então a perguntar final, que todos querem saber: Qual é melhor, o Aplicativo ou o Totem?
Na verdade, não se trata de melhor ou pior, tem muito mais a ver com a estratégia que o Dono(a) de um Mini mercado autônomo vai adotar. O Aplicativo por ter uma vantagem muito boa, a meu ver, que é a questão que ele consegue mapear as compras do consumidor, ou seja, pelo Aplicativo o Lojista vai conseguir analisar os dados comportamentais de compras dos seus clientes, e isso é ouro no mundo de hoje. Com isso o Dono(a) vai conseguir traçar uma estratégia de marketing mais direcionada para os seus clientes, coisa que o Totem não consegue rastrear.
Por outro lado, todos nós sabemos que tem a tal da “cultura” do brasileiro que gosta ainda de máquinas, no caso, os Totens de autoatendimento, logo, provavelmente o futuro Dono(a) do Mini mercado autônomo terá que ter. No melhor dos mundos, dependendo de onde será instalado o Mini mercado e as exigências do Sindico, O Lojista deverá ter os dois, o Aplicativo e também o Totem.
Agora tem Lojistas que só oferecem Aplicativos apenas, tem Lojistas que só tem Totens, então como eu disse, vai depender da estratégia e o perfil do condomínio que será implantado o Mini mercado autônomo.